o Que é o Câncer Maligno?

Cancêr maligno é um tipo de cancêr agressivo que possui a capacidade de se espalhar por outros órgãos. Tumores malignos, que crescem sem controle por conta da alteração genética, as células multiplicam-se rapidamente e têm a capacidade de “invadir” estruturas próximas ao local de origem. A cura neste tipo de tumor depende do diagnóstico precoce e do tratamento adotado.

O que é câncer?

O câncer pode ser definido como uma alteração celular, uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada dando origem a uma neoplasia.

Nosso organismo é formado por milhões de células, que diariamente se “renovam” em um processo natural chamado de divisão celular. “Todos os dias as células se replicam, mas temos mecanismos de defesa, uma espécie de ‘freio’, que impõem o limite até onde elas podem se multiplicar sem gerar um tumor”, explica a oncologista Lucíola de Barros Pontes, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Se, por uma série de fatores, genéticos ou adquiridos, esse freio da divisão celular é comprometido, há o risco do desenvolvimento de um câncer. “O câncer nada mais é do que um conjunto de células que adquiriram a capacidade de um crescimento anormal.”

Em condições normais, a divisão celular é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo (oncogenese). Mas ao perder a capacidade de frear seu desenvolvimento, a célula forma um tumor (câncer), que pode invadir tecidos e órgãos e espalhar-se pela corrente sanguínea ou pelo sistema linfático – processo denominado como metástase.

Leave a Reply