O Que é Leucemia?

A leucemia é uma doença maligna de origem na maioria das vezes desconhecida, classificada em duas categorias: linfóide e mielóide. Sua principal característica é o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais.

Linfóide
É uma consequência do adoecimento da célula linfócito.

Mielóide
É uma consequência de problemas com a célula-tronco mielóide, que pode ser o granulócito, monócito, eritrócito, basófilo ou eosinófilo.

A leucemia também pode ser classificada de acordo com a velocidade da divisão celular. Quando ocorre uma divisão de forma rápida, a leucemia é chamada de leucemia aguda. Quando ocorre a divisão celular de forma lenta, é chamada de leucemia crônica.

Crônica
Se desenvolve no organismo de forma lenta, as células podem ser confundidas com células saudáveis. Esse tipo de leucemia permite que o paciente, ainda que esteja doente, consiga manter algumas funções normais do organismo.

Aguda
Se desenvolve de forma rápida no organismo, afetando as células jovens que ainda estão passando pelo processo de formação (Blastos), comprometendo as funções primordiais do organismo e sua capacidade de defesa.

A leucemia é classificada em 4 tipos e 4 subtipos:

Tipos:
mielóide aguda (LMA)
mieloide crônica (LMC)
mieloide crônica (LMC)
infoide crônica (LLC)

Subtipos:
linfocítica granular T ou NK
agressiva células NK
de células T do adulto
de células pilosas

Leave a Reply