Câncer Linfoma o Que é?

Linfoma é um termo usado para designar vários tipos de câncer com origem nos linfócitos, células que desempenham papel crucial no funcionamento do sistema imunológico.

Ele é constituído pelos linfonodos, estruturas presentes ao redor de todos os órgãos do corpo, exceto no cérebro, que se concentram em maior número em regiões como pescoço, axilas, regiões inguinais e ao redor de órgãos internos como pulmões, estômago e intestino grosso; vasos linfáticos, pequenos canais que interligam os linfonodos; e a linfa, um líquido claro que corre dentro dos vasos linfáticos e que contém linfócitos e outras células envolvidas na resposta imunológica. Juntos, eles formam o sistema linfático.

Tipos de linfomas

Há vários tipos de linfócitos, mas os que mais costumam dar origem aos linfomas são os linfócitos B e os linfócitos T.

O comportamento dos linfomas depende de seu tipo, que é definido a partir do exame anatomopatológico do material obtido por biópsia. Eles são divididos em dois grupos: linfomas de Hodgkin e linfomas não Hodgkin.

Os linfomas não Hodgkin são divididos de acordo com o grau de agressividade e a velocidade de crescimento das células tumorais, que são: os indolentes, que têm crescimento lento podem demorar anos sem tratamento até causar sintomas, e os agressivos, que crescem de modo rápido e requerem tratamento imediato.

Os tipos mais comuns de linfomas não Hodgkin são os difusos de células grandes, que são agressivos, e os linfomas foliculares (há vários subtipos), que são indolentes.

Como o diagnóstico do tipo de linfoma deve ser muito preciso, recomendamos que as lâminas da biópsia sejam revisadas em centros de referência.

Leave a Reply